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Instrumentos de Apoio à Autoavaliação das Escolas

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações gerais para a autoavaliação e para a avaliação externa.

A IGEC tem vindo a concretizar o programa de avaliação externa das escolas no decorrer do qual se tem constatado as dificuldades que as escolas revelam em matéria de práticas sustentadas de autoavaliação. Nesse sentido, como entidade com responsabilidades na garantia da qualidade das organizações escolares e no serviço que prestam, a IGEC entende dar um contributo no âmbito da promoção da autoavaliação.

Para esse efeito, foi criado, no âmbito da Equipa de Acompanhamento e Avaliação, o Grupo de Trabalho para a Autoavaliação das Escolas (GTAA).

O GTAA tem vindo a desenvolver trabalho de sistematização de informação relevante para as escolas que pretendam criar ou consolidar processos de autoavaliação.

A IGEC não pretende induzir qualquer modelo de autoavaliação mas facilitar a todos os potenciais interessados o acesso a ferramentas e referenciais diversos e plurais, tanto quanto possível fundamentados no conhecimento científico e em práticas de sucesso. Também não cabe no âmbito da atuação da IGEC, por não ser sua atribuição, o apoio direto a cada escola.

Assim, nesta área de apoio à autoavaliação, pretendemos disponibilizar:

  • um conjunto de ligações eletrónicas a páginas onde poderá ser encontrada informação diversa com relevância para as escolas, tais como modelos de avaliação ou projetos internacionais relacionados com esta temática; 
  • informação sobre bases bibliográficas nacionais, designadamente teses e estudos institucionais; 
  • roteiros e de outros materiais de apoio a atividades de avaliação externa ou de meta-avaliação desenvolvidos pela IGEC;
  • informações sobre o estado da arte em matéria de autoavaliação noutros países europeus, recolhida através da Unidade Eurydice - Portugal, a partir de um questionário preparado pela IGEC;
  • um portefólio de legislação, contendo os diplomas legais que fazem referências diretas à autoavaliação ou com particular relevância para tal;
  • informações sobre a participação da IGE em atividades de caráter formativo ou informativo com interesse para processos de autoavaliação de escolas.

Estes suportes são dinâmicos, pelo que serão atualizados regularmente, quer por iniciativa do GTAA, quer a partir de sugestões enviadas pelos visitantes, depois de validadas pela IGEC. Tais sugestões deverão ser encaminhadas para o endereço do GTAA: gtaa@ige.min-edu.pt

Adicionalmente, a IGEC procurará, em articulação com o Conselho das Escolas, e outras instituições, colaborar em diversas iniciativas que promovam a melhoria dos processos de autoavaliação das escolas.