A IGEC no  Logo Twitter e Logo YouTube
 

Avaliação Externa dos Centros de Formação de Associação de Escolas

Os diplomas legais que aprovam o regime jurídico da formação contínua de professores, o respetivo sistema de coordenação, administração e apoio, bem como o estatuto, as competências, a constituição e as regras de funcionamento dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), estabelecem que a avaliação externa destas entidades formadoras compete à IGEC segundo modelo de avaliação próprio, à semelhança do utilizado na avaliação externa das escolas.

A melhoria da qualidade do ensino está associada à melhoria da qualidade de desempenho dos professores. Nesta perspetiva, o sistema de formação contínua, centrado nas prioridades de formação identificadas nas escolas, e os CFAE, como uma das entidades formadoras, têm particular relevância para o desenvolvimento profissional dos docentes. A avaliação externa dos CFAE, como instrumento de regulação baseado no conhecimento, pretende contribuir para melhorar a qualidade dessa formação.

Esta atividade visa:

  • Promover a qualidade da formação contínua, identificando pontos fortes e áreas prioritárias para a melhoria do trabalho dos CFAE;
  • Fomentar a articulação da formação contínua com os objetivos de política educativa local e nacional, possibilitando o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria da qualidade do ensino;
  • Potenciar os recursos endógenos dos CFAE e das escolas na produção de respostas formativas de qualidade, com base nas prioridades identificadas;
  • Contribuir para a regulação da formação contínua, dotando os responsáveis pelas políticas públicas da educação e pela administração dos CFAE de informação pertinente.