A IGEC no  Logo Twitter e Logo YouTube
 

IGEC participa no Projeto EOSLATP

27-09-2016

 /Imagens/erasmus_eu.png

A IGEC foi convidada a participar no projeto ERASMUS+ Evaluation of School Leaders and Teaching Practice (EOSLATP) pelo seu coordenador - o serviço que tem a seu cargo a inspeção de educação no País Basco, Espanha.

Este projeto tem os seguintes objetivos: 

  1. Identificar dimensões, critérios, indicadores, estratégias, fontes de informação e boas práticas relacionadas com a avaliação de diretores escolares e de docentes;
  2. Facultar às Inspeções parceiras, ferramentas e estratégias para melhor avaliarem os diretores e os docentes;
  3. Facultar aos professores ferramentas online para avaliação externa e autoavaliação, com vista à melhoria das práticas profissionais, que possam também ser utilizadas por Inspeções ou por outros profissionais com responsabilidades na avaliação de docentes;
  4. Facultar elementos para o desenho de programas de formação a centros de formação de professores e a universidades;
  5. Promover a dimensão europeia em todas as ações e iniciativas relacionadas com este projeto e disseminar os seus produtos.

E os seus principais produtos são:

  • Dois estudos preliminares com o diagnóstico da avaliação de diretores escolares e de professores, nos sistemas educativos dos parceiros dos projetos;
  • Dois guias de avaliação - diretores de escola e docentes;
  • Um curso Moodle para os diretores avaliarem docentes.


Além do mais, a participação em fóruns, a partilha de conhecimentos sobre esta matéria e o exercício de construção de guias de avaliação com parceiros internacionais constituem uma mais-valia para a IGEC. Por outro lado, a experiência e o conhecimento da IGEC nos temas em questão e sobre aspetos metodológicos da avaliação podem também constituir uma mais-valia para o próprio projeto. Principalmente por estes motivos, a IGEC passou a integrar a parceria do projeto EOSLATP, que é atualmente constituída por 5 Inspeções:

  • País Basco, Espanha (coordenador);
  • Portugal;
  • Prahova, Roménia;
  • Kaunas, Lituânia;
  • Bolzano, Itália.

Conta ainda com a colaboração de um especialista da Universidade de Cumbria, no Reino Unido (Paul Cammack) e de um avaliador externo da Universidade Aberta de Chipre (Petros Pashiardis).

A IGEC entrou no projeto após o seu início e já não participou na primeira reunião internacional do seu comité científico. Todavia, tem participado na construção de um guia para avaliação de diretores de escola (que está prestes a ser finalizado) e na construção de um guia para avaliação das práticas docentes, que ainda se encontra numa fase de diagnóstico. A IGEC esteve também representada numa atividade de formação, que decorreu em Ambleside (Inglaterra), e na segunda reunião do comité científico, que decorreu em Kaunas (Lituânia).

A próxima reunião do comité científico decorrerá em Lisboa, no próximo mês de outubro, e combinará sessões de trabalho sobre avaliação das práticas letivas e de docentes, com visitas a instituições diversas.

Mais informações estão disponibilizadas no website do projeto, bem como nas quatro newsletters entretanto produzidas:

  1. Dezembro 2015
  2. Janeiro 2016
  3. Maio 2016
  4. Setembro 2016
  5. Janeiro 2017 - M3Meeting Lisboa, Portugal (IGEC)

Assista aos vídeos sobre este projeto no canal do Youtube da Comissão Europeia e no canal da IGEC